Um naked cake para o desafio receita saudável.


A verdade é que começo a preocupar-me com a quantidade de relatos de distúrbios alimentares que têm surgido no decorrer deste desafio (podem consultar aqui as participações da Vânia e da Ana Luísa). Não era algo que supusesse ser impossível, mas não me ocorreu que tantas pessoas falassem de como se debateram com a comida e com a sua imagem corporal quando lhes dei a oportunidade de falar do que entendiam por "alimentação saudável". Também surgiram muitas participações sobre o equilíbrio (que na realidade é o oposto de um distúrbio) e fico muito feliz que mesmo quem teve a coragem de abrir o seu coração para as lutas que travaram com a comida o tenha feito em função de um caminho para uma vida mais equilibrada. Mas esse mesmo percurso é tortuoso e muitas vezes o objetivo "saudável" acaba por se perder nos métodos empregues.

Por outro lado também me preocupa como todas somos medianamente neuróticas com a balança e o peso no geral. Sem nos darmos conta temos vindo a ser continuamente bombardeadas com dietas e a ideia de que o nosso corpo de alguma maneira não se adequa. E depois há uma indústria milionária que se alimenta dela própria, da nossa falta de auto-estima que ela mesma produz e que só tem sucesso se falharmos continuamente. E esse exemplo é muitas vezes passado de mães para filhas, inconscientemente, ou no meu caso de uma maneira bastante notória, como quando a minha mãe me dizia "Não comas tanto, senão ficas gorda como a tua Avó Rosa!". Para além do quociente de malícia presente nesta exortação, não haverá também uma espécie de cuidado distorcido de quem sabe que para singrarmos neste mundo não podemos ultrapassar determinadas medidas corporais? Quantas das boas intenções não surgem disfarçadas de más e vice-versa?

Desta vez a participação no #desafioreceitasaudável chega pelas mãos da Kéké num naked cake de duas camadas com um ar delicioso de quem foi partilhado com amor entre pessoas que vêem mais na comida do que uma soma de calorias. Porque na confecção de uma receita entram muito mais do que hidratos, proteínas e gorduras. Entra amor, amizade, partilha e grupos de mulheres fortes que já não se deixam facilmente enganar por indústrias manhosas.






Comments

  1. Nem preciso alargar-me em comentários, vou só assinar por baixo....

    ReplyDelete
    Replies
    1. infelizmente é muito disto que se vê por aí...

      Delete
  2. que lindo aspecto! adorei o post!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Ps: estou a começar uma nova aventura na Tupperware e, se puderes, pedia para te inscreveres no meu novo grupo no facebook para ficares a conhecer as novidades e promoções! Deixo o link:

    https://www.facebook.com/groups/1791313494492710/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts